Notícias

Postado em 04 de Julho às 10h43

Segurança e proteção de dados: palestra no Simec alerta sobre riscos

A segurança da informação cuida de um ativo, é preciso manter os sistemas atualizados e há riscos para grandes, médias e pequenas empresas. Essa indicação foi feita nesta quinta-feira, 29 de junho, na palestra com o tema “Papel da Segurança da Informação: Como proteger os dados da empresa?”, promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec).

O palestrante Velcir Barcarolli lembrou que os pilares de segurança da informação envol-vem a integridade dos dados, a confidencialidade e a disponibilidade, tudo feito de forma segura. Professor e coordenador do curso de Redes de Computadores da Uceff Faculdades e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da mesma instituição, ele enfatizou que a política de segurança da informação precisa envolver, nas empresas, a análise de riscos, para se ter claramente o conhecimento das probabilidades de ocorrência. Também citou a necessidade das empresas e instituições adotarem uma estratégia de segurança e alternati-vas para a recuperação de desastres em caso de ocorrência que afete a segurança de da-dos.

Para o especialista, fazer cópias de segurança, de preferência com backups automatiza-dos, é uma medida fundamental que pode ser tomada. Citou riscos que envolvem o lança-mento de produtos, projetos e sistemas como de contas a pagar e a receber. Fez referência, ainda, à grande incidência que se registra, inclusive na região, do “ransomware”, ou seja, dos furtos realizados por sequestradores de dados mediante o uso de vírus e sob a exigência de pagamentos.

Necessidade de proteção
Na abertura da palestra, o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, salientou a neces-sidade que as empresas, de qualquer porte, têm no sentido de proteger os seus dados, se-jam eles digitais ou não. Acrescentou que a preservação dos dados e informações é uma dificuldade bastante presente nas empresas, por isso a necessidade de se discutir o assunto e adotar as medidas preventivas.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 30/06/17


Postado em 27 de Junho às 11h46

Palestra tratará nesta quinta-feira sobre segurança da informação e proteção de dados

Promoção do Simec é dirigida para empresários

Dados confidenciais e contratos são alguns exemplos de informações que circulam nas redes internas das empresas e que, constantemente, são alvo de invasores, que podem es-tar em qualquer parte do mundo. Com o objetivo de discutir esse tema com empresários, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realiza palestra nesta quinta, 29 de junho.

Para orientar os empresários e outros profissionais interessados sobre como proteger in-formações estratégicas, será abordado o tema “Papel da Segurança da Informação: Como proteger os dados da empresa?”. A palestra está marcada para as 18h30, no auditório do Simec, dentro do programa mensal de atividades de capacitação e atualização que a entida-de realiza, voltado especialmente para seus associados.

A palestra constará de explanações do professor Velcir Barcarolli. Ele coordena o curso de Redes de Computadores da Uceff Faculdades e também é coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da mesma instituição.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no Simec (telefone 3323-3102; e-mail simec@simeconline.org.br). Para os associados do sindicato a palestra é gratuita, en-quanto para os demais interessados o investimento é de R$ 50,00. As vagas são limitadas e podem ser inscritas no máximo duas pessoas por empresa.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 27/06/17


Postado em 21 de Junho às 17h04

Palestra discutirá papel da segurança da informação quanto aos dados das empresas

Dados confidenciais e contratos são alguns exemplos de informações que circulam nas redes internas das empresas e que são alvo constante de invasores. Com o objetivo de dis-cutir o tema com empresários, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Ma-terial Elétrico de Chapecó (Simec) realizará palestra na próxima semana. Para orientar os empresários como proteger informações estratégicas, será abordado o tema “Papel da Segu-rança da Informação: Como proteger os dados da empresa?”, dentro do programa mensal de palestras que a entidade realiza, voltado especialmente para seus associados.

A palestra ocorrerá no dia 29 de junho, quinta-feira da próxima semana, às 18h30, no au-ditório do Simec. Contará com explanação do professor Velcir Barcarolli. Ele coordena o cur-so de Redes de Computadores da Uceff Faculdades e também é coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da mesma instituição.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no Simec, até 28 de junho. Para os associados do sindicato a palestra é gratuita, enquanto para os demais interessados o investimento é de R$ 50,00. As vagas são limitadas e podem ser inscritas no máximo duas pessoas por empresa.

Informações complementares podem ser obtidas através do e-mail si-mec@simeconline.org.br ou pelo telefone (49)3323-3102.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 21/06/17


Postado em 20 de Junho às 09h03

Empresários de metalmecânica visitam Feimafe nesta quarta em São Paulo

Missão organizada pelo Simec busca tendências

Uma comitiva de 17 empresários do setor de metalmecânica de Chapecó e região participa nesta quarta-feira, 21 de junho, de missão à Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (Feimafe), em São Paulo, uma das mais representativas do setor na América Latina e referência para a manufatura industrial. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), que também fará no evento na capital paulista a divulgação da Feira Eletrometalmecânica, que será realizada em Chapecó de 6 a 9 de março de 2018.

A Feimafe 2017 inicia nesta terça-feira, 20 de junho, e irá até o próximo sábado, no Expo Center Norte. É a única feira industrial no Brasil com mais de 150 horas de conteúdo gratuito para atualização profissional e para aprimorar os conhecimentos sobre produtos, equipamentos, tecnologias, tendências e melhores práticas mercadológicas, como a Ilha da Eficiência, o Fórum Feimafe e a Arena do Conhecimento.

Conforme o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, a missão proporcionará aos participantes conhecerem as novidades em produtos e serviços, além de conferir as novas tendências e tecnologias direcionadas ao mercado. "Como presidente de um sindicato que representa um setor da economia produtiva, que cria novas tecnologias a todo momento, acredito ser uma grande oportunidade que nossos empresários têm a disposição, no sentido de agregar novos conhecimentos para aprimorar as manufaturas e serviços por eles produzidos”, afirma o empresário. Mário Nori argumenta que a Feimafe é uma das principais exposições da América Latina no setor metalmecânico e isso faz com que o Simec incentive, inclusive com aporte financeiro, à ida de seus associados.

A 16ª edição da Feimafe possui, entre os atrativos, a Arena da Robótica e Automação Industrial. Trata-se de um espaço de experimentação e qualificação profissional para expor os diversos aspectos que envolvem a robótica e automação, como suas aplicações na educação. Sobretudo, enfoca aplicações na indústria, incluindo o conceito 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. Além de instituições de ensino, a Arena da Robótica e Automação Industrial tem a participação de empresas.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 19/06/17