Notícias

Notícias Institucional

Postado em 03 de Agosto às 11h48

Pinhalzinho terá encontro regional entre Simec e indústria eletrometalmecânica

Palestras (4)Institucional (9)
Simec - Chapecó/SC Ampliar a aproximação com as empresas associadas e motivar para a participação daqueles empresários que ainda não se fazem presentes com participação do sindicato. Esses...

Ampliar a aproximação com as empresas associadas e motivar para a participação daqueles empresários que ainda não se fazem presentes com participação do sindicato. Esses são objetivos de iniciativa que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realiza e que terá continuidade na próxima semana em Pinhalzinho. O encontro regional organizado por essa entidade sindical empresarial que atua 33 municípios da região estará voltado para empresários de todo o segmento eletrometalmecânico de Pinhalzinho e municípios próximos.

A iniciativa está agendada para o dia 10 de agosto, quinta-feira, às 18h30, na sala de comunicação e mídia do Sesi em Pinhalzinho, localizado na Rua João Pessoa, no Bairro Panorama. Também inclui uma palestra, a ser feita pela advogada Daiana Capeletto, sobre reforma trabalhista e as principais repercussões que terá, a partir de 13 novembro próximo, em todas as empresas. Inicialmente, o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, e o diretor regional do sindicato em Pinhalzinho, empresário Roberto Zagonel, farão explanação sobre as ações da entidade e a importância da participação das empresas do setor para o fortalecimento da representatividade.

O encontro faz parte de cronograma de reuniões do Simec nos principais municípios onde estão situadas as empresas associadas e que iniciou em junho do ano passado. Conta com a parceria da Vice-presidência Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina, da Bortolotto & Advogados Associados e do Sesi.

As confirmações para participar do encontro podem ser feitas pelo telefone (49)3323-3102 ou através do e-mail simec@simeconline.org.br.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 3/08/17


Postado em 08 de Maio às 09h57

Convênio entre Simec e Uceff beneficia frequência na pós-graduação

Institucional (9)

Um convênio voltado para incentivar a frequência em cursos de pós-graduação foi assinado entre o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e a Uceff Faculdades. A assinatura do documento foi feita pelo presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, e pelo presidente e diretor geral da Uceff, Leandro Sorgato.

Pelo convênio, os associados e colaboradores das empresas associadas ao Simec passam a ter desconto de 10% nas mensalidades dos cursos de pós-graduação em nível de especialização. Entre as cláusulas do convênio, o Simec se compromete a divulgar os cursos da Uceff, apoiar eventos e projetos da Uceff.

Atualmente a Uceff oferece os cursos de pós-graduação em Engenharia de Estruturas, Engenharia Rural, Engenharia de Segurança no Trabalho e o MBA Gestão Comercial e Relacionamento, detalhados no site uceff.edu.br.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 5/05/17


Postado em 22 de Março às 09h09

Operação sobre agroindústrias não pode generalizar, afirma presidente do Simec

Institucional (9)

A operação desencadeada sobre um grupo de agroindústrias, pela Polícia Federal, não pode, de forma alguma, servir para generalizar para todo o setor uma situação pontual, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico de Chapecó (Simec). O empresário Mário Nóri de Oliveira afirma que o Brasil levou muitos anos para atingir o padrão de qualidade que hoje detém, em carnes e derivados, e para chegar aos primeiros lugares na exportação de carnes de frango, bovinos e suínos. 

Para o presidente do Simec, a agroindústria de carnes é um dos segmentos de expressão do Brasil no comércio mundial, no qual gera mais de U$ 10 bilhões em exportações, e deve ser considerada “uma medalhista” pelo que vem conquistando. “Por isso, não pode sofrer a generalização imposta pela polícia que investigou, muito menos por grande parte da impressa que está divulgando a situação sem análise mais aprofundada e avaliação da realidade”. Esse fato, acrescenta, gera o risco de grandes danos para toda a cadeia produtiva envolvida com a agroindústria, desde o produtor rural até as empresas fornecedoras, como a própria indústria metalmecânica, da qual uma das mais expressivas do país está no Oeste Catarinense. 

Minoria investigada e punição
O empresário lembra que de 4.830 unidades frigoríficas que têm inspeção, apenas 21 foram envolvidas, ou seja, 0,4%, enquanto dos 11 mil funcionários do Ministério da Agricultura 33 são investigados, ou 0,3%. “Assim, 99,6% dos frigoríficos estão dentro dos padrões de sanidade e 99,7% dos funcionários do ministério não cometeram irregularidades, o que reforça a necessidade de respeito ao conjunto do setor e de investigação criteriosa e punição sobre os que erraram”, afirma o dirigente. 

Além disso, o presidente do Simec lamenta o uso sensacionalista da operação feita pela Polícia Federal e critica políticos que sempre estiveram atrelados ao governo e agora pouco fazem e mais agem “contra reformas essenciais para a sobrevivência da economia nacional”.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 21/03/17


Postado em 21 de Junho de 2016 às 11h08

Palestra organizada pelo Simec em Coronel Freitas aborda relações trabalhistas

Institucional (9)Palestras (4)

     Relações trabalhistas é o tema de palestra que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) promove nesta terça-feira, 21 de junho, em Coronel Freitas. Com essa iniciativa, a entidade começa um cronograma de encontros regionais voltados para ampliar a integração com as empresas do setor eletrometalmecânico.
     O encontro desta terça-feira tem a parceria da Associação Empresarial de Coronel Freitas e da Vice-presidência Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Iniciará às 18h30, na sede da Associação Empresarial, na Rua Floriano Peixoto 259. Inicialmente o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, falará sobre o trabalho que o sindicato das empresas eletrometalmecânicas realiza em termos de representação e de serviços prestados aos associados. Depois, a advogada Daiana Capeletto, da Bortolotto & Advogados Associados, fará abordagem sobre relações trabalhistas e os aspectos legais, inclusive quanto ao papel da fiscalização. 


Acidentes de trabalho e de trajeto serão temas de palestra no Simec16/06/16      “Acidente de trabalho e acidente de trajeto - Responsabilidade do empregador” é o tema da palestra promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) para tratar de uma questão que interessa diretamente às empresas e funcionários. A iniciativa faz parte do cronograma de......
Artigo - Mais uma vez, a conta é do povo 17/09/15 Carlos José Martinelli, economista, empresário, presidente do Simec.  O Brasil está passando por uma das piores crises dos últimos 20 anos, com turbulências no âmbito político, produtivo e com......
Presidente do Simec avalia evolução do emprego em 201517/09/15Setor eletrometalmecânico mostra adequação à demanda     “Ações de redução dos investimentos públicos, contenção de despesas, encarecimento do crédito e novos requisitos para a liberação de financiamentos, entre outros,......