Notícias

Postado em 16 de Junho de 2015 às 14h44

Simec inscreve empresas interessadas em realizar inventário sobre NR-12

     O Simec, como entidade representativa do setor eletrometalmecânico e diante da fiscalização efetiva do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realiza nova ação junto aos empresários associados quanto à Norma Regulamentadora 12 (NR-12). Essa norma trata sobre a segurança na operação de máquinas e equipamentos instalados nas indústrias e apresenta uma série de exigências, como a realização obrigatória de inventário e diagnóstico. Diante disso, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó organiza, em conjunto com o Sebrae, um levantamento para a realização do inventário pelas empresas que desejarem se adequar às determinações.
     Para o desenvolvimento do inventário, é necessário que os empresários indiquem o interesse até esta quarta-feira, 17 de junho. Posteriormente será agendada reunião com todos os interessados, para explanar como serão os trabalhos e quem considerar oportuno poderá, então, contratar o inventário, que será elaborado por profissional especializado.
     A realização do inventário é o primeiro passo para adequação à NR-12, mediante a identificação das máquinas e equipamentos, capacidades, sistemas de segurança existentes e localização na fábrica. Já a segunda etapa é o diagnóstico, com a análise de riscos, a avaliação das proteções existentes e a especificação do que tem que ser adequado, enquanto o terceiro passo consta da execução do que for estabelecido no diagnóstico.
     Seguir os procedimentos legais
     Conforme o presidente do Simec, Carlos José Martinelli, a entidade disponibiliza a parceria com o Sebrae, e também atua conjuntamente com o Senai, para que as empresas associadas sigam os procedimentos legais de segurança e não fiquem sujeitas à rigorosa fiscalização e aplicação de multas. Nesse sentido, o dirigente alerta que a NR-12 é a terceira norma mais fiscalizada, depois da Norma Regulamentadora 18 (NR-18), sobre condições e meio ambiente de trabalho na construção, e da NR-7, sobre controle da saúde ocupacional.
     Entre os documentos iniciais para a implantação da NR-12, estão os programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). Para esses programas, o Simec também dispõe de convênios, firmados com o Sesi e a Unimed Chapecó. Os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.

EXTRACOMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 15/06/15

Veja também

Cenário requer menor endividamento, privatizações e ajuste da máquina pública 12/02/16     Reduzir o endividamento público por meio de privatizações, acelerar o processo de concessões na área de infraestrutura, reformar as previdências pública e privada e implementar um profundo ajuste fiscal, com enxugamento da máquina pública. Essas são alternativas para a recuperação da economia brasileira, apresentadas......
Convênio disponibiliza recursos para financiamento na Eletrometalmecânica28/02/18 Convênio firmado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, disponibiliza recursos para financiamento de máquinas e equipamentos na Feira Eletrometalmecânica 2018. O documento foi assinado entre a Caixa Econômica Federal, através da......
Visita técnica amplia conhecimento empresarial31/07/18 Observar em pleno funcionamento o ambiente de uma empresa que se destaca pela atuação no mercado, de forma a verificar o trabalho que realiza e as experiências acumuladas, conhecer sua organização e dinâmica de atividades e ampliar conhecimentos. Essas são as......

Voltar para Notícias