(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 18 de Janeiro de 2016 às 13h28

Entrevista - Presidente do Simec avalia perspectivas do setor eletrometalmecânico em 2016

   O empresário e engenheiro mecânico Mário Luís Nóri de Oliveira é o novo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) desde 01 de janeiro. Residente em Chapecó há 19 anos, onde dirige a Indemafri Indústria Mecânica, ele é um paulistano da Zona Leste, graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes. Nesta entrevista, ele fala sobre as perspectivas do setor e da economia para 2016.
   Perspectivas para setor
   A expectativa é de atuar com a economia retraída, em nível estadual e federal. O forte corte nos investimentos públicos em obras de infraestrutura retira do setor eletrometalmecânico um percentual elevado das vendas. Além disso, uma grande expectativa que os empresários têm, que é a tão esperada reforma tributária, é difícil que seja executada. Resumindo, a expectativa do nosso setor para 2016 é de menos vendas e mais austeridade fiscal.
   Segmentos que tendem a melhorar
   Entre as áreas de atuação do Simec, a que melhores resultados deve apresentar é aquela que produz e comercializa seus itens para a indústria de alimentos. Em segundo lugar, a perspectiva de bom desempenho está naquelas empresas fornecedoras que atendem a exportação, atuantes em setores de atividade primária, como couros, madeira, fumo e flores.
   Em suma, há melhores possibilidades nos segmentos de: mecânicas automotivas, com a maior necessidade de se manter a frota, devido à dificuldade de acesso a linhas de crédito para compra de veículos novos; máquinas industriais (homologadas), com as quais o fabricante já tem participação no mercado externo, e dentro da expectativa de que a política de taxa cambial sofra poucas alterações durante o ano; manutenção industrial, pois como se prevê menos investimentos no parque fabril, haverá maior demanda na contratação de empresas especializadas na execução de serviços de manutenção industrial; usinagem e conformação de metais, pois na inviabilidade de aquisição de equipamentos de nova geração as indústrias farão maiores encomendas de peças de reposição para manter suas atividades, peças essas usinadas de laminados/trefilados e fundidos, e também de materiais planos, sobretudo chapas metálicas e dobradas, os perfis.
    Tendência na empregabilidade
  É preocupante a questão da empregabilidade profissional. Com o mercado econômico industrial retraído e a forte diminuição nas vendas, a necessidade de enxugamento dos custos de produção se torna emergencial. Assim, a quantidade de profissionais por setor produtivo é o primeiro ponto avaliado, e diante disso o corte no quadro de empregados é inevitável.
   Ação das autoridades
   Para melhorar a situação, as autoridades devem promover uma reforma profunda nas leis que interferem na produtividade catarinense e brasileira, e isso inclui as sonhadas reformas tributária e trabalhista. Em nível estadual, especificamente, os legisladores precisam ter uma consciência voltada ao trabalho do catarinense. Além disso, não se deve criar novos feriados e paradas de produção remuneradas, bem como não se pode preocupar tanto com o salário mínimo, mas também estabelecer regras para um “salário máximo” nos cargos públicos. Com a correta gestão nos gastos públicos, sejam estaduais ou federais, talvez pudesse haver verba para a integração econômica catarinense oeste/leste, via ferrovias e rodovias, e norte/sul, por ferrovias e cabotagem. Em suma, precisamos de “menos Estado” nas áreas em que o livre mercado (oferta e procura) rege as regras.
   Do ponto de vista do empresário
   O empresário do setor eletrometalmecânico deve agir como sempre fez: com automotivação, determinação e foco na sua atividade. Precisa buscar seu aprimoramento profissional e de seus colaboradores e gerar lucro econômico em todas as vendas de sua empresa, condição fundamental para permanecer em atuação no mercado.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 18/01/16

Veja também

EletroMetalMecânica 2018 atrai diversificados fornecedores18/12/17 Novas tecnologias para a atualização do parque fabril metalmecânico da região, com diversidade de produtos e serviços proporcionados por expositores de reconhecidas marcas. Isso é o que irá apresentar a Feira EletroMetalMecânica, marcada para o período de 6 a 9 de Março de 2018, em Chapecó. A promoção é do Sindicato das......
Governo esclarece sobre atrasos na emissão de licenças ambientais14/10/19 O governo do Estado enviou esclarecimentos sobre documento no qual o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico (Simec) fez questionamentos quanto à demora na emissão de licenças......
Taxa assistencial deve ser recolhida por empresas eletrometalmecânicas13/09/17 As empresas do setor eletrometalmecânico, conforme estabelecido em aditivo à convenção coletiva, preceito Constitucional e deliberação de assembleia geral, devem recolher a segunda parcela da taxa assistencial, em......

Voltar para (Notícias)