(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 27 de Abril de 2015 às 09h23

Empresários são orientados sobre novas normas na legislação trabalhista e previdenciária

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC      As novas regras para o acesso a benefícios previdenciários determinadas pelo governo federal no fim do ano passado...

     As novas regras para o acesso a benefícios previdenciários determinadas pelo governo federal no fim do ano passado geram inúmeras dúvidas por parte dos empresários e das equipes de recursos humanos, principalmente quanto ao cumprimento. Para apresentar orientações sobre o tema, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizou, na noite desta quinta-feira, 23 de abril, uma palestra específica para tratar sobre as alterações trabalhistas e previdenciárias.
     O assunto foi conduzido pelo advogado Douglas Bortolotto Perondi, da assessoria jurídica do Simec, prestada através do escritório Bortolotto & Advogados Associados. Ele apresentou a estrutura da Previdência Social, quanto aos benefícios que visam o suporte quando uma pessoa perde a capacidade de trabalho. Indicou que existem mais de 70 espécies de benefícios e explanou sobre o período de carência dos principais, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado ou, em alguns casos, seu dependente, faça jus ao auxílio. Douglas orientou que o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez podem ser isentos de carência para os casos em que o pedido se deu em função de um acidente de qualquer natureza, inclusive decorrente do trabalho, ou por doença que conste na listagem do INSS, e que a incapacidade deve ser comprovada através de exame realizado pela perícia médica da Previdência Social, ou conveniado.
     Já sobre as mudanças introduzidas pela medida provisória 664, que trata sobre o auxilio-doença e a pensão por morte, o advogado explicou que de acordo com a legislação anterior, o valor era pago pelo INSS ao trabalhador que ficasse mais de 15 dias afastado das atividades. Agora, o prazo de afastamento para que a responsabilidade passe do empregador para o INSS é de 30 dias.
     Pensão por morte e seguro-desemprego
     No caso da pensão por morte, com a alteração, institui-se o prazo de carência de 24 meses de contribuição para que o dependente obtenha o benefício. Enquanto o valor mensal agora corresponde a 50% do valor da aposentadoria que o segurado recebia, ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento, acrescido de cotas individuais de 10% do valor da mesma aposentadoria, quantos forem os dependentes do segurado, até o máximo de cinco.      Além disso, não terá direito à pensão por morte o condenado pela prática de crime doloso que tenha resultado na morte do segurado, bem como o cônjuge, companheiro ou companheira que tenha o casamento ou união estável há menos de dois anos da data do óbito do instituidor do benefício.
     Outras indicações foram sobre a medida provisória 665, que trata sobre o seguro-desemprego e o abono salarial. Entre as mudanças definidas está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador requeira pela primeira vez o seguro-desemprego. Assim, foi elevado de seis meses para 18 meses o período de trabalho para que os recursos sejam liberados ao contribuinte que é dispensado sem justa causa. Além disso, o segundo pedido exige trabalho de 12 meses e o terceiro pedido de seis meses consecutivos.
     Já o abono salarial Pis/Pasep, entre as alterações, está aquela que determina que para recebimento do abono o trabalhador deverá comprovar ter exercido atividade remunerada ininterrupta por pelo menos 180 dias no ano-base.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 27/04/15

Veja também

Simec e Senai orientam empresas sobre cursos de eletro-metalmecânica20/02/15      A realização de cursos para a formação ou aperfeiçoamento de profissionais é uma das ações que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) vem realizando. Para tanto, desenvolve parcerias com outras instituições, lembra seu presidente, Carlos......
Empresários conhecerão atuação de empresa de fachadas e esquadrias21/08/18 A fim de observar o ambiente de uma empresa em pleno funcionamento, para verificar o trabalho que realiza e as experiências que detém, de forma a conhecer sua organização e dinâmica de atividades, o Sindicato das......
Economista falará no Simec sobre perspectivas da economia para este ano03/03/17 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizará no dia 14 de março palestra para tratar sobre as perspectivas da economia para este ano. A palestra,......

Voltar para (Notícias)