(49) 9 84158847
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 27 de Abril de 2015 às 09h23

Empresários são orientados sobre novas normas na legislação trabalhista e previdenciária

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC      As novas regras para o acesso a benefícios previdenciários determinadas pelo governo federal no fim do ano passado...

     As novas regras para o acesso a benefícios previdenciários determinadas pelo governo federal no fim do ano passado geram inúmeras dúvidas por parte dos empresários e das equipes de recursos humanos, principalmente quanto ao cumprimento. Para apresentar orientações sobre o tema, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizou, na noite desta quinta-feira, 23 de abril, uma palestra específica para tratar sobre as alterações trabalhistas e previdenciárias.
     O assunto foi conduzido pelo advogado Douglas Bortolotto Perondi, da assessoria jurídica do Simec, prestada através do escritório Bortolotto & Advogados Associados. Ele apresentou a estrutura da Previdência Social, quanto aos benefícios que visam o suporte quando uma pessoa perde a capacidade de trabalho. Indicou que existem mais de 70 espécies de benefícios e explanou sobre o período de carência dos principais, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado ou, em alguns casos, seu dependente, faça jus ao auxílio. Douglas orientou que o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez podem ser isentos de carência para os casos em que o pedido se deu em função de um acidente de qualquer natureza, inclusive decorrente do trabalho, ou por doença que conste na listagem do INSS, e que a incapacidade deve ser comprovada através de exame realizado pela perícia médica da Previdência Social, ou conveniado.
     Já sobre as mudanças introduzidas pela medida provisória 664, que trata sobre o auxilio-doença e a pensão por morte, o advogado explicou que de acordo com a legislação anterior, o valor era pago pelo INSS ao trabalhador que ficasse mais de 15 dias afastado das atividades. Agora, o prazo de afastamento para que a responsabilidade passe do empregador para o INSS é de 30 dias.
     Pensão por morte e seguro-desemprego
     No caso da pensão por morte, com a alteração, institui-se o prazo de carência de 24 meses de contribuição para que o dependente obtenha o benefício. Enquanto o valor mensal agora corresponde a 50% do valor da aposentadoria que o segurado recebia, ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento, acrescido de cotas individuais de 10% do valor da mesma aposentadoria, quantos forem os dependentes do segurado, até o máximo de cinco.      Além disso, não terá direito à pensão por morte o condenado pela prática de crime doloso que tenha resultado na morte do segurado, bem como o cônjuge, companheiro ou companheira que tenha o casamento ou união estável há menos de dois anos da data do óbito do instituidor do benefício.
     Outras indicações foram sobre a medida provisória 665, que trata sobre o seguro-desemprego e o abono salarial. Entre as mudanças definidas está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador requeira pela primeira vez o seguro-desemprego. Assim, foi elevado de seis meses para 18 meses o período de trabalho para que os recursos sejam liberados ao contribuinte que é dispensado sem justa causa. Além disso, o segundo pedido exige trabalho de 12 meses e o terceiro pedido de seis meses consecutivos.
     Já o abono salarial Pis/Pasep, entre as alterações, está aquela que determina que para recebimento do abono o trabalhador deverá comprovar ter exercido atividade remunerada ininterrupta por pelo menos 180 dias no ano-base.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 27/04/15

Veja também

Vence nesta sexta o pagamento da contribuição sindical ao Simec29/01/20 O prazo de pagamento da contribuição sindical patronal por parte das empresas pertencentes ao setor eletrometalmecânico vence nesta sexta-feira, dia 31. O Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), como entidade representativa da categoria, destaca que esse pagamento possibilita......
SIMEC CONSTITUI COMITÊ PARA TRATAR DA RELAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO 01/07/21 A necessidade de manter relacionamento mais estreito com as instituições de ensino, para que o preparo de recursos humanos seja feito de maneira mais coerente com as demandas que as indústrias eletrometalmecânicas apresentam. Dentro desse preceito, o......
Simec orienta as indústrias sobre campanha de vacinação contra gripe30/03/17 Uma campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada pelo Sesi, direcionada ao setor industrial. Em decorrência da necessidade de adesão prévia, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do......

Voltar para (Notícias)