(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 05 de Março de 2018 às 15h18

Eletrometalmecânica mostra inovações em produtos e serviços desta terça até sexta

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Um dos setores da economia regional que possui maior expressividade tem a partir desta terça-feira, 6 de março, a primeira feira de...

Um dos setores da economia regional que possui maior expressividade tem a partir desta terça-feira, 6 de março, a primeira feira de negócios do ano em Chapecó. Às 14h abre no pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves a Eletrometalmecânica 2018, que irá até sexta-feira, numa iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec). A Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica mostrará inovações em produtos e serviços, através de 120 empresas expositoras de renome nacional, de palestras técnicas e da Arena de Robótica, além de apresentar na programação uma rodada de negócios.

Com organização da Messe Brasil, a feira tem o patrocínio do Badesc e da Caixa Econômica Federal, que terão no evento estandes para atendimento. Os apoiadores são a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Associação Empresarial Eletro, Metal e Mecânica do Oeste de Santa Catarina, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Universidade do Oeste/Campus Chapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó.

O presidente do Simec, Adilson Campos, destaca que “o evento é uma rica oportunidade para que as empresas do setor acompanhem a mais moderna tecnologia e promovam atualização em termos de processos”. Nesse sentido, o dirigente destaca a importância dos empresários do segmento acompanharem a feira e liberarem seus funcionários para estarem presentes, num evento aqui realizado nos mesmos patamares de outras iniciativas que ocor-rem nos grandes centros, especialmente São Paulo.

Já o coordenador geral da mostra, Orly Bernardes, assinala a variedade de máquinas e equipamentos que terão apresentação, juntamente com a atualização por meio de palestras. Lembra que serão discutidos temas pertinentes para o momento do setor eletrometalmecânico, como indústria 4.0, inovação e automação, propriedade intelectual, robótica e exportação. “A feira permite aos empresários da região o acesso facilitado às novas tecnologias e negociações para renovação dos parques fabris, concentradas em um único ambiente”, argumenta Orly.

Congresso promove o conhecimento
Associar o conhecimento aos negócios e à inovação é um dos objetivos da Eletrometalmecânica. Para tanto, o congresso técnico que integra a programação tem a parceria da Unoesc Chapecó e do Senai, com a temática “Eletrometalmecânica - Conhecimento e Network”. Para oportunizar aos expositores e visitantes um local de qualificação e atualiza-ção, além de ampliar a rede de relacionamento, haverá quatro palestras. Nesta terça-feira, às 19h, o tema será “Agir 4.0 - Como Aplicar Indústria 4.0 em sua Empresa”, com Jefferson de Oliveira Gomes, diretor Regional do Senai/SC e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Na quarta-feira, no mesmo horário, a palestra será sobre “Inovação na Automação - IIoT + Indústria 4.0”, com Marcílio Viana Pongitori, diretor da Dynamis Automação e Cursos e presidente da Sociedade Internacional de Automação (ISA/Seção Campinas. Já na quinta-feira, dia 8 de março, estão programadas apresentações sobre o tema “Inovação eficiente: a propriedade intelectual como ferramenta para inovar no setor metalmecânico”, com membros do Programa de Proteção Intelectual (Printe/Facisc) e “Programa de qualificação para Exportação/Peiex, oportunidades para o setor metalmecânico”, por representantes do Núcleo Operacional Peiex Chapecó.

Ainda na programação, entre os dias 6 e 9 estará presente, no período vespertino, a Unidade Móvel Senai, com minipalestras, minicursos e demonstrações, com temas como CLP Avançado e Programação em Robótica Industrial.

Rodada foca em negócios
Para ampliar as relações de oferta e fornecimento de produtos e serviços durante a Eletrometalmecânica, acontece a Rodada de Negócios do Setor Eletrometalmecânico. Dentro da programação do evento, ocorre quarta-feira, dia 7.

A participação na rodada de negócios auxiliará as indústrias na identificação, captação de novos fornecedores, na possibilidade de contato direto com grandes empresas e em oportunidades de realização rápida de negócios. Além disso, proporcionará a troca de informações, o conhecimento quanto a novos produtos que otimizam tempo e recursos, fornecerá parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e aumentará a competitividade dos negócios.

Na robótica, as perspectivas
Vivenciar a experiência prática e qualificar nas várias faces da robótica. Essa é uma das finalidades da Arena de Robótica, uma das novidades da Eletrometalmecânica. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para a realização de negócios, o público poderá experimentar, em único local, as perspectivas da robótica, do ambiente educacional até a robótica industrial presente na indústria 4.0.

Com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica (IAR), serão evidenciadas inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura.

Credenciamento
A EletroMetalMecânica tem horário de visitação das 14h às 21h, com acesso gratuito, mas é necessário efetuar o credenciamento. Isso pode ser feito previamente no site www.eletrometalmecanica.com.br ou durante o evento na secretaria da feira.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 5/03/18

Veja também

Advogada vai orientar sobre como evitar condenações trabalhistas02/02/17      “Como evitar condenações trabalhistas” é o tema de palestra organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec). A intenção da entidade é de esclarecer empresários e outros profissionais interessados sobre as medidas que podem ser adotadas,......
Simec orienta as indústrias sobre campanha de vacinação contra gripe30/03/17 Uma campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada pelo Sesi, direcionada ao setor industrial. Em decorrência da necessidade de adesão prévia, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do......
Artigo: Sim, senhor! Sim, senhor!09/09/16      A frase “Sim, senhor!” era bastante usada em programas cômicos do passado, até como crítica às condições intransigentes, seja no mundo político ou em grupos sociais obrigados a......

Voltar para (Notícias)