Notícias

Postado em 04 de Julho de 2017 às 10h43

Segurança e proteção de dados: palestra no Simec alerta sobre riscos

A segurança da informação cuida de um ativo, é preciso manter os sistemas atualizados e há riscos para grandes, médias e pequenas empresas. Essa indicação foi feita nesta quinta-feira, 29 de junho, na palestra com o tema “Papel da Segurança da Informação: Como proteger os dados da empresa?”, promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec).

O palestrante Velcir Barcarolli lembrou que os pilares de segurança da informação envol-vem a integridade dos dados, a confidencialidade e a disponibilidade, tudo feito de forma segura. Professor e coordenador do curso de Redes de Computadores da Uceff Faculdades e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da mesma instituição, ele enfatizou que a política de segurança da informação precisa envolver, nas empresas, a análise de riscos, para se ter claramente o conhecimento das probabilidades de ocorrência. Também citou a necessidade das empresas e instituições adotarem uma estratégia de segurança e alternati-vas para a recuperação de desastres em caso de ocorrência que afete a segurança de da-dos.

Para o especialista, fazer cópias de segurança, de preferência com backups automatiza-dos, é uma medida fundamental que pode ser tomada. Citou riscos que envolvem o lança-mento de produtos, projetos e sistemas como de contas a pagar e a receber. Fez referência, ainda, à grande incidência que se registra, inclusive na região, do “ransomware”, ou seja, dos furtos realizados por sequestradores de dados mediante o uso de vírus e sob a exigência de pagamentos.

Necessidade de proteção
Na abertura da palestra, o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, salientou a neces-sidade que as empresas, de qualquer porte, têm no sentido de proteger os seus dados, se-jam eles digitais ou não. Acrescentou que a preservação dos dados e informações é uma dificuldade bastante presente nas empresas, por isso a necessidade de se discutir o assunto e adotar as medidas preventivas.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 30/06/17

Veja também

Palestra orientará sobre alterações trabalhistas e previdenciárias15/04/15      Novas regras para o acesso a benefícios previdenciários foram determinadas pelo go-verno federal no fim do ano passado. Isso ocorreu através das medidas provisórias 664, com mudanças no auxilio-doença e pensão por morte, e 665, que altera o seguro-desemprego e o abono salarial. Em função dessas decisões, ocorrem reflexos......

Voltar para Notícias