(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 04 de Julho de 2017 às 10h43

Segurança e proteção de dados: palestra no Simec alerta sobre riscos

A segurança da informação cuida de um ativo, é preciso manter os sistemas atualizados e há riscos para grandes, médias e pequenas empresas. Essa indicação foi feita nesta quinta-feira, 29 de junho, na palestra com o tema “Papel da Segurança da Informação: Como proteger os dados da empresa?”, promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec).

O palestrante Velcir Barcarolli lembrou que os pilares de segurança da informação envol-vem a integridade dos dados, a confidencialidade e a disponibilidade, tudo feito de forma segura. Professor e coordenador do curso de Redes de Computadores da Uceff Faculdades e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da mesma instituição, ele enfatizou que a política de segurança da informação precisa envolver, nas empresas, a análise de riscos, para se ter claramente o conhecimento das probabilidades de ocorrência. Também citou a necessidade das empresas e instituições adotarem uma estratégia de segurança e alternati-vas para a recuperação de desastres em caso de ocorrência que afete a segurança de da-dos.

Para o especialista, fazer cópias de segurança, de preferência com backups automatiza-dos, é uma medida fundamental que pode ser tomada. Citou riscos que envolvem o lança-mento de produtos, projetos e sistemas como de contas a pagar e a receber. Fez referência, ainda, à grande incidência que se registra, inclusive na região, do “ransomware”, ou seja, dos furtos realizados por sequestradores de dados mediante o uso de vírus e sob a exigência de pagamentos.

Necessidade de proteção
Na abertura da palestra, o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, salientou a neces-sidade que as empresas, de qualquer porte, têm no sentido de proteger os seus dados, se-jam eles digitais ou não. Acrescentou que a preservação dos dados e informações é uma dificuldade bastante presente nas empresas, por isso a necessidade de se discutir o assunto e adotar as medidas preventivas.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 30/06/17

Veja também

32529202/07/19

Voltar para (Notícias)