Notícias

Postado em 25 de Janeiro às 15h16

EletroMetalMecânica 2018 terá Arena de Robótica

Vivenciar a experiência prática e qualificar nas várias faces da robótica. Essa é uma das finalidades da Arena de Robótica, uma das novidades da EletroMetalMecânica 2018, que ocorrerá de 6 a 9 de março próximo no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para a realização de negócios, o público poderá experimentar, em único local, as perspectivas da robótica, do ambiente educacional até a robótica industrial presente na indústria 4.0.

A Arena de Robótica contará com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica (IAR). Serão evidenciadas inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. A ideia é representar no espaço as cinco áreas da robótica - educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

Na parte educacional, a robótica evidencia que desde a educação infantil é necessário iniciar a formação e o desenvolvimento dos talentos. Por meio da formação em lógica, programação e conceitos tecnológicos, é possível estimular crianças e adolescentes à criatividade e ao desenvolvimento de soluções inovadoras em robótica educacional, empreendedorismo e multidisciplinaridade. Soluções criativas permitem experiências focadas em projetos mecatrônicos, construindo a base para a formação de futuros engenheiros, capazes de vivenciar as necessidades das fábricas inteligentes do amanhã.

Já na robótica industrial, haverá na feira a apresentação de um case prático de indústria que já utiliza os conceitos da indústria 4.0, que permite visualizar ganhos em produtividade e competitividade. A robótica colaborativa vai demonstrar os ganhos superiores de integração das atividades de profissionais e robôs, comparado ao trabalho individualizado, enquanto a robótica móvel demonstrará vantagens da aplicação de soluções inteligentes na logística e no gerenciamento da cadeia produtiva. Para completar as soluções, a robótica humanoide proporciona a experiência do uso de robôs nos mais diversos setores, como educativo, social e de assistência a pessoas com necessidades especiais.

Empresas confirmadas
O Instituto Avançado de Robótica terá na EletroMetalMecânica uma carreta de formação equipada e lançará dois cursos de especialização lato sensu em engenharia robótica e indústria 4.0, focados nas tendências do mercado industrial e na formação de carreiras que são a promessa do futuro. O curso de Engenharia Robótica formará peritos para atuar na indústria de base metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos.

Já o curso Indústria 4.0 irá focar na formação de especialistas para atuar nesse mercado, originado na Alemanha e presente em países desenvolvidos e que deve se consolidar no Brasil nos próximos 10 anos. O conceito 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

A Robomind, especializada em robótica para o ensino fundamental e médio, apresentará montagens de robôs que trabalham em sala com alunos. Na Arena de Robótica da feira, eles proporcionarão interatividade com os visitantes. O objetivo é evidenciar que o ensino tecnológico, em especial da robótica, pode servir de agente motivador para as novas gerações, despertando, além da curiosidade, soluções de problemas com o uso de tecnologias em sala de aula. O trabalho com a robótica desde a educação básica tem facilitado a adesão de jovens, que antes não tinham ideia do que estudar, para seguir carreira nessa área e perceber que as tecnologias, em especial a robótica e automação industrial, têm um impacto direto na própria vida e da comunidade onde estão inseridos.

Promoção, organização e apoio
A EletroMetalMecânica 2018 é promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e organizada pela Messe Brasil. Tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Associação Empresarial Eletro, Metal e Mecânica do Oeste de Santa Catarina, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Universidade do Oeste/Campus Chapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó.


EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 25/01/18

Assessoria de Imprensa – Messe Brasil - Simone Hülse Feuser (MTB/SC 000897)
 

Veja também

Simec empossa diretoria para 2018/202001/12/17 Trinta e sete empresários e empresárias foram empossados nesta quinta-feira, 30 de novembro, na diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) para mandato de três anos. Para a gestão que iniciará em 01 de janeiro próximo e irá até 31 de dezembro de 2020, tomou posse como......

Voltar para Notícias