Notícias

Postado em 07 de Julho de 2016 às 08h38

Simec e Sesi promovem workshop sobre saúde e segurança do trabalho

   Gerentes ou responsáveis pela área de recursos humanos, equipes ou profissionais que respondem pela gestão da saúde e segurança do trabalho das indústrias, proprietários ou sócios de empresas formam o público de evento organizado pelo Sesi e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec). O I Workshop Interno de Saúde e Segurança do Trabalho será realizado na próxima terça-feira, 12 de ju-lho, às 19h, no auditório do Simec.
    Dentro de uma parceria de capacitação existente entre o Simec e o Sesi, atualmente são beneficiadas 80 empresas. Assim, o evento agora organizado tem como objetivo alinhar com as indústrias usuárias dos programas de saúde e segurança o entendimento e as responsabilidades atinentes à legislação aplicável. Também irá orientar às empresas sobre a gestão dos programais de saúde ocupacional para o cumprimento da legislação, avaliar o atendimento do Sesi e compartilhar situações pontuais da gestão de saúde e segurança enfrentadas pelas indústrias.
      Normas regulamentadoras
    Para alcançar os objetivos estabelecidos no conjunto, o workshop tratará de conteúdos como exigências das normas regulamentadoras NR-1 (disposições gerais), NR-9 (prevenção de riscos ambientais) e NR-15 (atividades e operações insalubres). Serão abordados, também, exemplos de ações trabalhistas, como implantar a segurança e o acompanhamento dos processos de gestão em saúde e segurança do trabalho. O evento terá, ainda, abordagem sobre o histórico de atualizações da legislação trabalhista e uma equipe de engenheiros e médicos do trabalho a disposição para dialogar com os representantes das empresas.
     Com inscrição gratuita, os interessados em participar do workshop e que pertençam a empresas do setor eletrometalmecânico devem confirmar a participação com o Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou com o Sesi, pelo telofone (49)3321-7421. 

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 6/07/16


Postado em 27 de Junho de 2016 às 09h43

Simec promove encontros setoriais para integrar empresários

   Uma nova ação desenvolvida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) compreende a integração entre os empresá-rios de cada segmento representado. Isso ocorre através de encontros setoriais, com o foco específico de tratar de assuntos de interesse comum, ou seja, dentro do conceito de afinar ações conjuntas e mudar o comportamento na relação entre empresas do mesmo segmento.
     Já foram realizados quatro encontros e outros dois estão programados. Para o presi-dente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, as reuniões têm sido produtivas, por meio da proposta de levantar temas que envolvam necessidades mútuas e questões que pos-sam ser levadas às autoridades, outras entidades ou à própria Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
   O primeiro encontro setorial ocorreu em 25 de fevereiro e congregou representantes de empresas do segmento eletrônico, eletrotécnico, de automação e de material elétrico. Depois foram realizadas reuniões de outras três áreas: usinagem; estruturas metálicas; fundição e galvanização.
       Novos encontros
    Para esta segunda-feira, 27 de junho, está programado encontro setorial de empresá-rios do segmento de corte e dobra de chapas. Já na quarta-feira, dia 29, estarão reuni-dos, pela segunda vez, representantes de empresas do setor de material elétrico. Os dois encontros serão às 18h, no auditório do Simec, com a finalidade de tratar de assuntos de interesse coletivo do respectivo segmento, como rotinas e problemas vi-venciados no dia a dia, de forma a ampliar a integração entre as empresas que atuam na mesma área de negócios.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 24/06/16


Postado em 21 de Junho de 2016 às 11h08

Palestra organizada pelo Simec em Coronel Freitas aborda relações trabalhistas

Institucional (8)Palestras (3)

     Relações trabalhistas é o tema de palestra que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) promove nesta terça-feira, 21 de junho, em Coronel Freitas. Com essa iniciativa, a entidade começa um cronograma de encontros regionais voltados para ampliar a integração com as empresas do setor eletrometalmecânico.
     O encontro desta terça-feira tem a parceria da Associação Empresarial de Coronel Freitas e da Vice-presidência Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Iniciará às 18h30, na sede da Associação Empresarial, na Rua Floriano Peixoto 259. Inicialmente o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, falará sobre o trabalho que o sindicato das empresas eletrometalmecânicas realiza em termos de representação e de serviços prestados aos associados. Depois, a advogada Daiana Capeletto, da Bortolotto & Advogados Associados, fará abordagem sobre relações trabalhistas e os aspectos legais, inclusive quanto ao papel da fiscalização. 


Postado em 16 de Junho de 2016 às 11h22

Acidentes de trabalho e de trajeto serão temas de palestra no Simec

Institucional (8)Palestras (3)

     “Acidente de trabalho e acidente de trajeto - Responsabilidade do empregador” é o tema da palestra promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) para tratar de uma questão que interessa diretamente às empresas e funcionários. A iniciativa faz parte do cronograma de palestras da entidade, que é realizado com temas relacionados diretamente aos interesses dos asso-ciados pertencentes ao setor eletrometalmecânico.
     A palestra ocorrerá no dia 23 de junho, quinta-feira da próxima semana, às 18h45, no auditório do Simec. Contará com a participação do especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Douglas Bortolotto Perondi, do escritório Bortolotto & Advogados Associados.
     Os interessados em participar podem fazer a inscrição no Simec, até o dia 22. Para os associados do Simec a palestra é gratuita, enquanto para os demais o investimento é de R$ 50,00. Informações complementares podem ser obtidas através do e-mail simec@simeconline.org.br ou pelo telefone (49)3323-3102.