Notícias

Postado em 01 de Agosto de 2014 às 17h12

Empresas do setor eletro-metalmecânico terão cursos de curta duração no Senai

     Um conjunto de capacitações foi definido pelo Sistema Fiesc para os sindicatos filiados, através de cursos organizados pelo Senai de Chapecó voltados ao aperfeiçoamento em diversas áreas. Entre esses cursos, estão capacitações dirigidas ao setor eletro-metalmecânico, para atender demandas de associados do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec).
     Como um dos sindicatos filiados à Fiesc, o Simec está orientando seus associados sobre a possibilidade de participação em cursos específicos de curta duração. Entre os cursos disponíveis estão os de soldador tig básico (40h), com início em 4 de agosto e que transcorrerá das 18h30 às 22h30, nas segundas, terças e quartas-feira, e de programador e operador de centro de usinagem (100h), com início em 23 de agosto e que será das 8h às 12h, em sábados. Além disso, estão disponíveis os cursos de: alinhamento e balance-amento de rodas (100h), com início em 26 de agosto, ministrado das 18h30 às 22h30, nas terças e quintas; mecânico de freios, suspensão e direção de veículos leves (160h), com início no dia 27 de agosto e que será das 18h30 às 22h30, nas segundas e quartas-feiras, e sábado das 8h às 12h; e soldador eletrodo revestido (40h), com início em 6 de setembro, para ser ministrado aos sábados das 8h às 12h.
     Via política de benefícios
     Dentro de uma política de benefícios da Fiesc aos sindicatos filiados, serão oferecidos cursos com vantagens pelo número de funcionários e pela quantidade de participantes. Empresa que tenha até 99 funcionários, na inscrição para uma vaga ganha mais três, de 100 até 499 funcionários na inscrição para uma vaga ganha mais uma e aquela com 500 funcionários ou mais na inscrição para cinco vagas ganha mais uma. As empresas interessadas devem entrar em contato com o Simec, através do telefone (49)3323-3102 ou com o Senai, pelo telefone 3321-7300.
     Os cursos ofertados em Chapecó dentro desse benefício são: aplicador de películas automotivas e residenciais (40h); NR-10/Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade; Excel Avançado (20h); Leitura e Interpretação de Desenho Técnico (40h); Solidworks Básico (40h); e NR-13/Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras (40h).
     Diante do extenso cronograma de cursos ofertados, o presidente do Simec, Carlos José Martinelli, destaca a ação da entidade com o Senai para alteração nos horários dos cursos, que anteriormente eram realizados no período comercial e dificultavam a participação. O dirigente destaca positivamente as mudanças, identificando que com o horário mais acessível também pode ocorrer maior participação. 


Postado em 17 de Julho de 2014 às 11h51

Cancelada palestra/almoço da Feira Metalmecânica

     A palestra/almoço prevista para terça-feira, 22 de julho, na programação da Feira Metalmecânica + Corte e Conformação 2014, está cancelada. A medida decorre de problema grave de doença que surgiu em familiar do palestrante convidado, o presidente da ArcelorMittal Brasil e do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Benjamin Mário Baptista Filho.
     Em contato com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, que havia intermediado a palestra, o palestrante convidado indicou a impossibilidade de ausentar-se do local onde mora e sede da companhia, em Vitória, no Espírito Santo, “em razão de doença grave na família”.
     Com isso, o início da programação da Feira Metalmecânica deixa de ser a palestra/almoço e permanece a abertura solene, às 14h30, no pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves.


Postado em 15 de Maio de 2014 às 11h25

Feira Metalmecânica tem apresentação em Joaçaba nesta quinta-feira

     A Feira Metalmecânica + Corte e Conformação será apresentada em Joaçaba nesta quinta-feira, 15 de maio. Essa mostra de produtos e serviços do setor eletro-metalmecânico está programada para ocorrer em Chapecó no período de 22 a 25 de julho próximo, no Parque de Exposições Tancredo Neves.
    Para apresentar o que será a feira e convidar para a participação, o presidente da Comissão Central Organizadora, Sérgio Luiz Matte, estará em reunião com empresários de Joaçaba nesta quinta-feira. O encontro será às 18h15, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Joaçaba (Sindimec).
     Essa apresentação faz parte de um cronograma iniciado por São Miguel do Oeste e que depois incluiu também as cidades de Xanxerê e Pato Branco. Com sua realização, a comissão organizadora cumpre a finalidade de apresentar aos empresários da região, especialmente, os objetivos da feira, os setores que estarão na mostra e a importância de participar, como visitantes ou expositores, diante da expressividade das marcas que estarão presentes.
    Promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), a Feira Metalmecânica 2014 tem o patrocínio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e da Caixa Econômica Federal. Conta com o apoio do Sebrae Santa Catarina, BRDE, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Chapecó, Sociedade Educacional do Oeste de Santa Catarina (Socioeste) e Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau e a organização é da Euro Feiras de Negócios.

Postado em 18 de Março de 2014 às 13h49

Associados podem indicar opções de cursos no Senai

18/02/2014

O Sistema Fiesc firmou convênio com sindicatos filiados para a realização de capacitações em benefício das empresas e seus trabalhadores. Nesse sentido, serão realizados, em parceria com o Senai de Chapecó, cursos de aperfeiçoamento em áreas diversificadas.
O Simec orienta às empresas associadas que haverá descontos diferenciados para a participação nos cursos. Para isso, é necessário indicar as áreas de interesse, para que o sindicato providencie com o Senai. Os cursos disponíveis são: Segurança do Trabalho - NR 10 (40h); Norma Regulamentadora para Máquinas e Equipamentos - NR 12 (40h); Caldeiras e Vasos de Pressão – NR 13 (40h); Supervisores de Entrada – NR 33 (40h); Trabalhadores e Vigias – NR 33 (16h); e Norma Regulamentadora sobre o Trabalho em Altura - NR 35 (16h).
Também estão disponíveis os cursos de Desenho em CAD 2D (48h), Leitura e Interpretação de Desenho Técnico (40h), Sólid Works (40h), Programador CNC (60h) e Soldador Eletrodo Revestido – básico (40h).
Esclarecimentos sobre os cursos podem ser obtidos no Simec, através do telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.