(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 11 de Setembro de 2019 às 11h07

Simec pede agilidade no licenciamento ambiental

A demora na emissão de licenças ambientais em Chapecó, pela agência regional do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), levou o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico (Simec) a enviar ofício ao governador Carlos Moisés. Além disso, essa entidade sindical que representa as empresas do setor eletrometalmecânico em 34 municípios da região Oeste foi representada em audiência pública realizada em Chapecó para tratar sobre o trabalho do IMA, que substituiu no início deste ano a antiga Fatma.

Como forma de agilizar a emissão das licenças, o Simec sugeriu o remanejamento de pessoal de outros órgãos estaduais para a referida unidade. "Entendemos que essa é uma forma de otimizar os serviços do IMA na região de Chapecó e atender as atividades que as empresas, de diversos setores, demandam, além de contribuir com a geração de emprego e renda no Estado", afirma o documento.

O ofício ao governador, assinado pelo presidente do sindicato, Adilson Campos, especifica a estimativa de existirem no IMA em Chapecó cerca de 800 projetos aguardando a liberação de licenças, que exigem o trabalho de profissionais como biólogos, engenheiros florestais e agrônomos.

Projetos caros e taxas elevadas
Representante do Simec na audiência pública realizada em Chapecó para tratar sobre o trabalho do IMA, o diretor Ambiental, José Almir Martins, destaca entre as principais questões, além da morosidade e da falta de funcionários, o valor elevado de taxas cobradas para o licenciamento ambiental. Além disso, ele lembra que o IMA tem transferido a responsabilidade de parte da emissão de licenças para as prefeituras municipais, e assim não se justifica que exista morosidade. De outra parte, Almir concorda com uma das sugestões apresentadas no encontro, proposto pelo deputado Altair Silva, que é a implantação da autodeclaração denominada como LAC, ou Licença Ambiental por Adesão e Compromisso.

Outra questão destacada pelo diretor do Simec está no fato de que os projetos de licenciamento normalmente possuem alto custo. Argumenta, ainda, que em muitos processos de financiamento a empresa interessada precisa apresentar o licenciamento ambiental autorizado pelo IMA.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 11/09/19

Veja também

Visita técnica mostra experiências de empresas eletrometalmecânicas10/08/17Iniciativa do Simec envolve empresários Observar o ambiente de uma empresa em pleno funcionamento, para verificar o trabalho que realiza e as experiências que detém, de forma a conhecer sua organização e dinâmica de atividades. Esse é o objetivo do programa de visitas técnicas que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec)......
Implantação do eSocial não deve ficar para 2017, diz contador08/07/15      Uma das principais indicações do contador Calixto Fortunatto Loss, em palestra no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), foi para que os......

Voltar para (Notícias)