(49) 9 84158847
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 02 de Outubro de 2018 às 17h21

Simec destaca demandas apresentadas na Carta da Indústria

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC As instituições podem "concentrar ideias, propostas e soluções fundamentais para os postulantes ao pleito",...

As instituições podem "concentrar ideias, propostas e soluções fundamentais para os postulantes ao pleito", enquanto os cidadãos precisam ter comprometimento em votar, como "a melhor forma de atuar diretamente no processo político do País, pois com a efetiva participação é possível fiscalizar e cobrar seus representantes". Essa avaliação é do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), Adilson Campos, a propósito da "Carta da Indústria" e demandas apresentadas para candidatos nas eleições deste mês.

A Carta da Indústria foi elaborada pela Fiesc no último semestre. Através desse documento a Federação das Indústrias aponta - para candidatos que concorrem ao Executivo e ao Legislativo -, caminhos para o desenvolvimento catarinense. São elencadas demandas do setor industrial em oito fatores estruturantes, como forma de ampliar a competitividade. A federação defende planejamento, investimentos e ações concretas em relação a: capital humano; educação; desenvolvimento do mercado; investimentos e políticas públicas; infraestrutura; inovação e empreendedorismo; internacionalização das empresas; e saúde e segurança.

Para o presidente do Simec, os temas levantados demonstram com clareza as propostas para resolver vários atrasos que impedem o desenvolvimento e a competitividade da indústria. Acrescenta que os eleitos precisarão equilibrar as contas públicas e colocar o país na rota do desenvolvimento, "com previsibilidade e segurança para que se tenha investimento, e também é necessária a redução do tamanho do Estado, para que atue apenas naquilo que é inerente à sua razão de existir". O empresário defende, ainda, a redução da burocracia e a simplificação tributária, "assuntos de várias décadas, mas sem solução", e a criação de ambiente favorável aos negócios, para que as empresas possam se desenvolver de forma sustentável, gerando emprego e renda à população.

Para a região

Existem várias questões fundamentais que a região Oeste de Santa Catarina clama por atenção há muitos anos e que impedem o maior desenvolvimento, avalia o dirigente do Simec. Cita as grandes deficiências na infraestrutura, como a necessidade de melhorias nas rodovias estaduais e federais, incluindo a imediata duplicação da BR 282, por ser uma rota fundamental para o deslocamento da produção da região. Salienta, também, a necessária atenção ao empreendedorismo, para que haja ambiente favorável para os negócios, com menos burocracia, carga tributária razoável e segurança jurídica nas operações.

O empresário faz referência, ainda, às demandas para investimentos maiores e constantes na educação, para a formação, profissionalização e preparação das pessoas para o mercado de trabalho, na saúde, "para que todos tenham atendimento digno e com estrutura necessária", e na segurança, de forma que se possa ter tranquilidade de se locomover com liberdade e patrimônio seguro.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 2/10/18

Veja também

Simec cobra ações da Fiesc sobre novas medidas provisórias e federação reivindica à bancada federal13/02/15      O Simec, como representante das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico de Chapecó e mais 32 municípios, busca, constantemente, melhorar o desempenho das empresas do segmento que representa. Em virtude disso, realiza mensalmente reuniões com diretores associados, para discutir assuntos de interesse do setor. Entre os problemas......
Simec empossa diretoria para 2018/202001/12/17 Trinta e sete empresários e empresárias foram empossados nesta quinta-feira, 30 de novembro, na diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) para......

Voltar para (Notícias)