Notícias

Postado em 07 de Dezembro de 2018 às 16h11

Premiação da Fiesc destaca Simec pelo desenvolvimento associativo

Simec - Chapecó/SC Iniciativa da Vice-presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) destaca anualmente, entre os oito sindicatos filiados na região, os três que mais...

Iniciativa da Vice-presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) destaca anualmente, entre os oito sindicatos filiados na região, os três que mais contribuem para o desenvolvimento associativo. Nesta quinta-feira, 6 de dezembro, foram entregue troféus para os sindicatos distinguidos, e na primeira posição foi homenageado o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec).

Em evento para assinalar o fim do ano e apresentar um balanço das atividades, o vice-presidente Regional Oeste da Fiesc, Waldemar Antônio Schmitz, fez um relato das ações de 2018. Especificou que sua vice-presidência compreende 57 municípios, que representam um PIB de R$ 19,2 bilhões, o quinto entre as regiões de Santa Catarina. Nessa área estão 619 mil habitantes, 20,9 mil estabelecimentos industriais e 179 mil trabalhadores.

Ao ser feita a apresentação do troféu Destaque no Desenvolvimento Associativo, foi referida a iniciativa da Vice-presidência Regional da Fiesc, nos primeiros anos, e depois, em 2016, começou o apoio do Movimento Catarinense pela Excelência. Nessa escolha, no primeiro ano, em 2013, o Simec ficou no sétimo lugar, e depois obteve a primeira colocação de 2014 a 2017. Neste ano, já dentro do chamado Modelo de Excelência em Gestão, dos 100 pontos possíveis para a qualificação, a entidade sindical representativa da indústria eletrometalmecânica atingiu 97 pontos. Essa posição habilita o Simec a participar do Prêmio Catarinense de Excelência. Em segundo lugar ficou o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado (Sinduscon Oeste) e em terceiro o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê (Simmmex).

O gerente de Desenvolvimento Associativo da Fiesc, Leonardo Costa, afirmou que a escolha reconhece boas práticas adotadas para a melhoria da gestão sindical. Assinalou que os sindicatos precisam mostrar valor aos associados e defender os interesses da categoria e argumentou que a homenagem representa uma forma de meritocracia que reconhece quem adota ações em favor da representatividade e de benefícios para o setor que representa.

Em nome do Simec, seu presidente, Adilson Campos, dividiu a homenagem com sua diretoria. Lembrou que a entidade, que atua em 34 municípios da região, comemorou na última quarta-feira, 5 de dezembro, seus 30 anos de atividades.

Assinalou que o Simec enfrenta desafios, mas procura sempre contribuir com o processo de melhoria voltado para as empresas associadas. Nesse aspecto, o empresário afirmou que "um dos conceitos de ação está, exatamente, em buscar o desenvolvimento do associativismo, como forma de representar a categoria e como instrumento de prestação de serviços para a modernização das empresas".

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 7/12/18

Veja também

Ação de Natal do Simec espalha magia a 360 crianças do Ceim Minha Gente 13/12/18 O espírito natalino prolifera e neste período voluntários e entidades compartilham solidariedade com centenas de crianças. É o que fez o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) através de ação com crianças do Centro Educacional Infantil Projeto Minha Gente, do Bairro......
Palestra destaca engessamento causado pela legislação trabalhista09/02/17 O detalhismo da legislação trabalhista, as medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar ações no âmbito da Justiça do Trabalho, o engessamento e os encargos causados às empresas. Esses foram alguns dos......

Voltar para Notícias