(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 03 de Dezembro de 2020 às 14h05

SIMEC COMPLETA 32 ANOS NESTE SÁBADO

Um dos setores da economia regional que maior crescimento tem registrado nos últimos anos no Oeste Catarinense, especialmente desde o final da década de 1970, é representado pela indústria eletrometalmecânica, que teve expansão a partir do setor agroindustrial e hoje possui destaque nacional e internacional. Para integrar as empresas do setor, em 1987 foi criada em Chapecó uma associação, transformada em sindicato no dia 5 de dezembro de 1988. Essa entidade passou a atuar na integração e representação do setor e neste sábado, agora denominada como Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), chega aos 32 anos de existência.

A área de abrangência da entidade compreende 34 municípios da região, onde atuam aproximadamente 1.500 empresas no setor eletrometalmecânico, que geram cerca de 12 mil empregos diretos. Foram seus fundadores os empresários Adão da Silva Santos, Adelar Souza de Araújo, Adolfo Schönell, Alvise Baú, Amauri Schueda, Claudio De Marco, Diomedes Rosa, Gilso Ítalo Galina, Doacir Bernardi, Libano Paludo, Pedro Ansolin, Sandro Vivian e Valério Câmara.

O presidente do Simec, Adilson Campos, lembra que o setor teve iniciada sua evolução mediante a fabricação de carrocerias frigoríficas para o transporte de carnes e derivados de suínos e aves e depois passou a especializar-se na produção de máquinas e equipamentos para as agroindústrias. "É um segmento que utiliza tecnologia mundial de ponta, está presente, com os produtos aqui gerados, em todo o Brasil e em muitos outros países, e com pessoal habilitado equipara-se ao que é feito em outros polos do setor no País e no exterior, com produtos inovadores e serviços de alto gabarito", argumenta o empresário.

Produtos e serviços
Como polo fabricante da indústria eletrometalmecânica, no Oeste Catarinense estão indústrias dedicadas à produção de máquinas, equipamentos, ferramentas, peças, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, juntamente com prestadores de serviços de montagem industrial e mecânica leve e pesada. Empresas dos mais variados portes atuam fortemente nos segmentos de fundição, automação industrial, corte e conformação, estruturas metálicas, implementos rodoviários e agrícolas, fogões, usinagem, tornearia, esquadrias, solda, projetos e produção de máquinas e equipamentos industriais para diversos setores.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 3/12/2020

Veja também

Últimas vagas para Semana de Qualidade de Vida26/08/15      O Simec orienta os empresários associados e outros interessados que estão sendo ofertadas as últimas vagas para a Semana de Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria Eletrometalmecânica. As inscrições encerram nesta quinta-feira, dia 27, e podem ser feitas no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.  ......

Voltar para (Notícias)