(49) 9 84158847
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 14 de Fevereiro de 2019 às 10h09

Palestra irá esclarecer sobre Fator Acidentário de Prevenção

Orientar sobre a importância da gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e como esse multiplicador incide no cálculo do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT). Essa é a finalidade de evento de atualização que será realizado em Chapecó no próximo dia 21, quinta-feira. É uma atividade promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec) e outras entidades.

O tema "Gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP): Redução de Custos da Empresa" será abordado pelo especialista Aledson Damasceno Costa. Ele detalhará o FAP como um multiplicador que é utilizado pela Previdência Social para tarifação sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

A palestra ocorrerá dentro do programa Diálogo Industrial, das 8h às 10h do dia 21, na sede do Simovale, no Bairro Jardim América. A inscrição pode ser feita via online, através do endereço www.encurtador.com.br/pLY39. O presidente do Simec, Adilson Campos, destaca a importância da participação de representantes das empresas em vista das abordagens a serem feitas e da possibilidade de reduzir despesas ao melhor dimensionar os custos referentes aos afastamentos e acidentes de trabalho.

Como é
O Fator Acidentário de Prevenção varia anualmente e é calculado por estabelecimento sobre os dois últimos anos do histórico de acidentalidade e de registros acidentários. O multiplicador varia de 0,5000 a 2,0000, aplicado sobre alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 14/02/19

Veja também

Empresas eletrometalmecânicas devem recolher taxa assistencial até 15 de maio04/05/17 As empresas do setor eletrometalmecânico, conforme estabelecido em aditivo à convenção coletiva, preceito Constitucional e deliberação de assembleia geral, devem recolher a taxa assistencial, em favor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), como entidade patronal.  Esse......
Indústrias eletrometalmecânicas terão encontro regional em Quilombo11/09/17 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizará nesta terça-feira, 12 de setembro, encontro regional em Quilombo, com a finalidade de ampliar a......

Voltar para (Notícias)