(49) 9 84158847
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 14 de Fevereiro de 2019 às 10h09

Palestra irá esclarecer sobre Fator Acidentário de Prevenção

Orientar sobre a importância da gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e como esse multiplicador incide no cálculo do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT). Essa é a finalidade de evento de atualização que será realizado em Chapecó no próximo dia 21, quinta-feira. É uma atividade promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec) e outras entidades.

O tema "Gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP): Redução de Custos da Empresa" será abordado pelo especialista Aledson Damasceno Costa. Ele detalhará o FAP como um multiplicador que é utilizado pela Previdência Social para tarifação sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

A palestra ocorrerá dentro do programa Diálogo Industrial, das 8h às 10h do dia 21, na sede do Simovale, no Bairro Jardim América. A inscrição pode ser feita via online, através do endereço www.encurtador.com.br/pLY39. O presidente do Simec, Adilson Campos, destaca a importância da participação de representantes das empresas em vista das abordagens a serem feitas e da possibilidade de reduzir despesas ao melhor dimensionar os custos referentes aos afastamentos e acidentes de trabalho.

Como é
O Fator Acidentário de Prevenção varia anualmente e é calculado por estabelecimento sobre os dois últimos anos do histórico de acidentalidade e de registros acidentários. O multiplicador varia de 0,5000 a 2,0000, aplicado sobre alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 14/02/19

Veja também

Taxa assistencial deve ser paga pelas empresas eletrometalmecânicas25/04/18 O prazo para o pagamento da primeira parcela da Taxa Assistencial Patronal de 2018, em favor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), vencerá em 15 de maio, enquanto a segunda será em 15 de setembro, conforme estabelecido na convenção coletiva de trabalho. Essa taxa deve ser paga exclusivamente pelas......
SIMEC CONSTITUI COMITÊ PARA TRATAR DA RELAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO 01/07/21 A necessidade de manter relacionamento mais estreito com as instituições de ensino, para que o preparo de recursos humanos seja feito de maneira mais coerente com as demandas que as indústrias eletrometalmecânicas apresentam. Dentro desse preceito, o......

Voltar para (Notícias)