(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 08 de Julho de 2015 às 15h32

Implantação do eSocial não deve ficar para 2017, diz contador

     Uma das principais indicações do contador Calixto Fortunatto Loss, em palestra no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), foi para que os empresários não deixem para 2017 a implantação das normas do programa eSocial. O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas tem como definição unificar o envio, por um mesmo canal e destino, das informações geradas por todos os empregadores em relação aos seus empregados.
     A iniciativa faz parte de um cronograma de ações mensais do Simec para orientar os empresários do setor e outros interessados e contou, na noite da última terça-feira, 7 de julho, com número expressivo de participantes. Em suas considerações Calixto, que também é professor universitário e têm mais de 25 anos de experiência na área contábil, explicou que o eSocial é um módulo que compõe o Sistema Público de Escrituração Fiscal (Sped). Disse que tem observado a cultura, por parte do governo, de controlar os atos jurídicos e societários das pessoas e empresas, e citou como exemplo o número de medidas provisórias editadas. Diante do assunto, enfatizou que pequenos erros podem interferir na gestão da empresa e que o Sped foi implantado com o objetivo de combater a sonegação. Sobre a implantação do eSocial, Calixto disse que determinados objetivos estabelecidos exigem sacrifícios e que é necessário reverter os benefícios para o coletivo e não especificamente para grupos.
     O palestrante pontuou, ainda, que a modernidade, num primeiro momento, é novidade, e isso pode gerar restrições, mas é preciso ver os benefícios coletivamente, o que não se enxerga agora em relação ao eSocial. “Não discordo das ações que o governo vem tomando no caso do Sped, pois os empresários sabem de suas obrigações, não para o governo e sim para sua gestão, situação que exige organizar-se, passar pelo processo de implantação. Já o ponto que discordo, corresponde à falta de estrutura para os empresários, em termos da exigência da implantação para fins obrigatórios, onde muitas vezes, as pequenas e médias empresas não conseguem executar todos os processos”, disse Calixto.

Grande esforço das empresas

     Para o contador, “não obstante os prazos de implementação se mostrarem atraentes, a implementação exigirá grande esforço das empresas, visto que a organização, revisão e alimentação, testes e conferências dos dados vão consumir muito tempo e dedicação”. Quanto às dificuldades, Calixto considera prováveis, pois se trata de operação complexa que alterará práticas adotadas há muitos anos, e isso, por natural, modificará o ânimo não somente das pessoas que terão incumbência de implementar as novas rotinas, mas também dos empresários e empregados, que a primeira vista podem entender que não serão afetados, mas assim enganam-se. Nesse aspecto, Calixto Loss explicou que os “empregados não terão incumbências relacionadas à implantação do programa, mas serão afetados diretamente, na medida em que a rigidez do sistema lhes retirará velhas práticas de relacionamento com o empregador, em especial os velhos e conhecidos acertos”.

Veja também

Convenção coletiva envolve empresas e trabalhadores do setor eletrometalmecânico27/03/19 Depois de negociação iniciada em janeiro, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e o sindicato dos trabalhadores do setor (Stimmme), firmaram nova convenção coletiva de trabalho, através de seus presidentes, Adilson Campos e Fernando de Oliveira. O documento fixa correção salarial......
Sesi e Simec iniciam agenda de vacinação contra a gripe19/02/18 A prevenção é um dos caminhos mais indicados para manter a saúde em dia e quanto mais antecipadamente isso ocorre, melhor é. Por isso, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Sindicato das Indústrias......
Palestra tratará nesta quinta-feira sobre segurança da informação e proteção de dados27/06/17Promoção do Simec é dirigida para empresários Dados confidenciais e contratos são alguns exemplos de informações que circulam nas redes internas das empresas e que, constantemente, são alvo de invasores, que podem es-tar em qualquer parte do mundo. Com o objetivo de discutir......

Voltar para (Notícias)