Notícias

Postado em 08 de Março às 15h03

Empresas destacam inovações tecnológicas na Eletrometalmecânica

Simec - Chapecó/SC Empresas competitivas possuem em seu DNA a tecnologia. Na Eletrometalmecânica 2018, que ocorre em Chapecó encontram-se diversas empresas que priorizam a inovação tecnológica e apresentam...

Empresas competitivas possuem em seu DNA a tecnologia. Na Eletrometalmecânica 2018, que ocorre em Chapecó encontram-se diversas empresas que priorizam a inovação tecnológica e apresentam diversidade de lançamento em produtos e serviços. Máquinas de corte a laser e a jato de água, centros de usinagem de última geração, tecnologia de fibra ótica, equipamentos com estreita integração operacional e máquinas operatrizes e injetoras são alguns dos destaques do evento. A Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica, que abriu na última terça-feira, encerra nesta sexta-feira, 9 de março, no pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves.

Entre as empresas que mostram inovações, está a chinesa Dardi International Corporation, líder mundial em tecnologia de corte com jato de água e que também apresenta tecnologia de fibra ótica e máquinas de corte a laser. Conforme o diretor Marcos Ribeiro, a empresa tem toda a estrutura para atender o mercado brasileiro e entre seus diferenciais está o custo dos equipamentos.

Equipamentos com integração entre o hardware e o software e entre a máquina e a parte operacional é a inovação que o Grupo Alltech apresenta. De acordo com seu diretor-presidente, Jean Cardoso, “o segredo é ter a integração operacional”. Na Eletrometalmecânica, a empresa apresenta solução integrada: “Vendemos o hardware, ou a máquina, o consumível, que é o que a máquina precisa, e mais toda a parte de assistência técnica”. Quanto à linha de produtos, estão centro de usinagem CNC, centros multitarefas, ferramentas e a parte de pré usinagem. Já no primeiro dia da feira foi comercializado um Centro de Usinagem Hartford, equipamento que aumenta a produtividade sem reduzir a qualidade dos serviços, para a Suprema Moldes e Matrizes, de Pinhalzinho.

Outra presença em tecnologia é a Camserv, distribuidora da americana Autodesk, responsável por softwares de desenvolvimento de produtos, como Powermill e Powershape. Conforme a gerente comercial, Marta Nakahara, a empresa trabalha com tecnologia voltada ao software de programação, presentes na indústria de manufatura, usinagem e metalmecânica, como centros de usinagem, robôs e máquinas de dois a cinco eixos. O diferencial, de acordo com a gerente, é a tecnologia, testada num centro tecnológico, em todas as funcionalidades do software em centro de manufatura avançada.

O upgrade de versão de um centro de usinagem com CNC é o lançamento que a Simco tem na feira. O projeto desse equipamento é nacionalizado e assistido pela equipe brasileira de engenharia para atender as especificações técnicas. A empresa atua com a comercialização de máquinas operatrizes e injetoras para termoplásticos e atende a cadeia nacional da indústria metalmecânica e transformadores de plástico, com serviços técnicos especializados no segmento de engenharia de produto, aplicações e processos especialistas em Turnkey e desenvolvimento de máquinas operatrizes especiais para processos específicos dos clientes. Atende setores de energia eólica, óleo e gás, automotivo, linha branca, ferramentarias e produção seriada. Todos os produtos atendem a normatização de eficiência energética do Ministério do Trabalho, com foco em consumo mínimo por meio de servo motores e servo drives, que utilizam apenas as potências, quando requisitadas em operação, e entra em stand by ou modo esperada, quando inoperante.

Outra expositora que apresenta inovação é a Soma Sul, de Chapecó, que demonstra a linha de produtos para automação industrial procedentes de fabricantes na Alemanha, França e Japão. Entre eles estão compressores de ar da marca alemã Gardner Denver, com alta durabilidade, que pode chegar a 44 mil horas de operação. Segundo o gerente comercial, Gilberto Inácio Dick, a feira é uma ótima oportunidade para mostrar toda a tecnologia e qualidade dos produtos comercializados e que apresentam facilidade de operação e funcionamento. “Trouxemos excelente gama de produtos, de sopradores de canais laterais, bombas de vácuo rotativas de palhetas lubrificadas, bombas de vácuo de garras e compressores de ar, até máquinas de marcação por micropuncionamento e outros produtos para automação”, declara Gilberto Dick.

A Feira Eletrometalmecânica
A Eletrometalmecânica 2018 tem a realização do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó (Simec), com a organização da Messe Brasil - Feiras e Promoções e o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Badesc. O apoio é da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Associação Empresarial Eletro, Metal e Mecânica do Oeste de Santa Catarina, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Universidade do Oeste/Campus Chapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 8/03/18

Veja também

Simec efetiva orientações sobre medicina e segurança no trabalho29/04/15      O Simec é uma entidade sindical implantada em dezembro de 1988 com ações direcionadas ao segmento das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico de Chapecó e outros 32 municípios. Sua trajetória de 27 anos é norteada por iniciativas de representatividade, de atualização profissional e de......

Voltar para Notícias