(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 06 de Março de 2018 às 16h57

Arena de Robótica permite na Eletrometalmecânica vivência prática em diferentes áreas

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Vivenciar a experiência prática e qualificar-se nas “várias faces da robótica” dentro de uma arena de...

Vivenciar a experiência prática e qualificar-se nas “várias faces da robótica” dentro de uma arena de robótica é uma inovação na Eletrometalmecânica 2018. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para realização de negócios, o público pode experimentar em um único local as perspectivas da robótica, a começar pelo ambiente educacional até a robótica industrial, presente na indústria 4.0.

A Arena de Robótica, que apresenta na Eletrometalmecânica a primeira unidade móvel de treinamento com alta tecnologia do Brasil, conta com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica (IAR) e demonstra as inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. A ideia é representar no espaço as cinco áreas da robótica - educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

A programação de palestras prevê para esta quarta-feira, às 15h, o tema “Garras: o uso de garras colaborativas nos processos produtivos”, com Júlio Del Valle, coordenador de aplicações da Schunk. Às 16h o tema “Robótica na educação básica” será abordado por Gracielle Paris, pedagoga, especialista em gestão escolar da Robomind, enquanto às 17h, Rogério Vitalli, diretor do I.A.R. falará sobre “Cobots: Robôs Colaborativos Industriais”.

Para quinta-feira a programação de palestras é a seguinte: 15h - “A flexibilização dos processos produtivos através de acessórios para robôs”, com Júlio Del Valle; 16h - “Pós-graduação I.A.R.: Engenharia Robótica e Indústria 4.0”, com Rogério Vitalli; 17h - “A neurociência e a educação tecnológica”, com Gracielle Paris; 18h - “A visão da Schunk Intec BR sobre os conceitos e aplicações da Indústria 4.0”, com Júlio Del Valle; e 19h - “A formação profissional do robotista para a Indústria 4.0”, com Rogério Vitalli.

Áreas da robótica
A robótica educacional evidencia que desde a educação infantil é necessário iniciar a formação e o desenvolvimento dos talentos na área de robótica. Por meio da formação em lógica, programação e conceitos tecnológicos, é possível estimular crianças e adolescentes à criatividade e ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área de robótica educacional, empreendedorismo e multidisciplinaridade. Soluções criativas permitem experiências focadas em projetos mecatrônicos, construindo a base para a formação de futuros engenheiros, capazes de vivenciar as necessidades das fábricas inteligentes do amanhã.

A robótica industrial tem um case prático de uma indústria que já utiliza os conceitos da indústria 4.0, que permite visualizar ganhos em produtividade e competitividade. A robótica colaborativa vai demonstrar os ganhos superiores de integração das atividades de profissionais e robôs, comparado ao trabalho individualizado. A robótica móvel demonstra as vantagens da aplicação de soluções inteligentes na logística e no gerenciamento da cadeia produtiva. Para completar as soluções, a robótica humanoide proporciona a experiência do uso de robôs nos mais diversos setores, como educativo, social e de assistência a pessoas com necessidades especiais.

Sobre as empresas
O IAR uma Unidade Móvel adaptada à indústria 4.0 (indústria avançada) de formação equipada dentro da Arena de Robótica para demonstrações práticas. Apresenta a escola de robotistas e a pós-graduação Latu Sensu em Engenharia Robótica®, focados nas tendências do mercado industrial e na formação de carreiras que são a promessa do futuro. As especializações lato senso de indústria 4.0 e de engenharia robótica® formará peritos para atuar na indústria de base metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos. O IAR já fechou parceria com a Unoesc e pretende oferecer a pós-graduação no segundo semestre de 2018 através de um convênio de cooperação tecnológica já assinado.

A Schunk, empresa multinacional familiar alemã, líder competente em sistemas de garras e tecnologia de fixação traz, pela primeira vez, para Chapecó, sua linha de produtos de automação visando apresentar para a região equipamentos inteligentes que auxiliam no aumento da produtividade da indústria, durante a Feira. “A região de Chapecó é uma nova área de vendas para a Schunk, porém, com muito potencial. Os empresários locais estão vendo as vantagens da automatização dos processos fabris, com objetivo do aumento da produtividade.”, afirma o diretor da subsidiária brasileira da Schunk, Mairon Anthero. Para a Arena de Robótica a Schunk levará seus principais produtos da linha de automação, como as garras PGN+ e PGN+P, troca rápida para robô, módulos de giro, unidades de compensação, sensores de colisão, unidade de Pick and Place, entre outros. “Nesta feira, nosso foco será a Indústria 4.0, onde mostraremos sobre como flexibilizar a linha de produção.”, finaliza o coordenador de aplicações da Schunk, Júlio Del Valle, que representará a multinacional no evento.

A Robomind, especializada em robótica para o ensino fundamental e médio, leva montagens de robôs que trabalha em sala com alunos, e proporcionam interatividade com os visitantes na Arena de Robótica. O objetivo é evidenciar que o ensino tecnológico, em especial da robótica pode servir de agente motivador para as novas gerações despertando, além da curiosidade, soluções de problemas utilizando as tecnologias apresentadas em sala de aula. O trabalho com a robótica desde a educação básica tem facilitado a adesão de jovens, que antes não tinham ideia do que estudar, a seguir carreira seguir nessa área e perceber que as tecnologias, em especial, robótica e automação industrial tem um impacto direto na própria vida e da comunidade onde estão inseridos.

A Yaskawa Motoman, uma das maiores empresas de robótica industrial do mundo, fará uma demonstração prática sobre automação robotizada com o uso de seus robôs e suas aplicações. Serão demonstradas duas células robóticas que estarão em funcionamento durante todo o evento junto com um robô colaborativo. A célula de Usinagem com Spindle Pneumático e Corte Ultrassônico executado pelo robô MH24 e o controlador DX200. A célula de Solda MIG Sincronizada será demonstrada pelo robô MA1440 e o Posicionador MH505 com controlador DX200, executando uma solda de escapamento de veículo para processo MIG ou MAG. A Yaskawa Motoman dispõe de mais de 150 modelos de robôs e soma mais de 360.000 robôs em uso em indústrias em todo mundo, nas mais diferentes funções produtivas. Das indústrias atendidas destacam-se os segmentos automotivo, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 6/03/18

Assessoria de Imprensa – Messe Brasil - Simone Hülse Feuser (MTB/SC 000897)

Veja também

Todos são a favor da inovação, mas há empresas que não prezam por isso, destaca especialista 08/08/18 Diálogo para inovação foi tema de workshop realizado nesta terça-feira, 7 de agosto, em Chapecó. Numa iniciativa conjunta do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), o......
Simec realiza visita técnica e encontro em São Lourenço do Oeste07/05/19 Dois eventos de interesse dos empresários do setor eletrometalmecânico ocorrem nesta sexta-feira, 10 de maio, em São Lourenço do Oeste, numa iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do......

Voltar para (Notícias)