(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 20 de Novembro de 2014 às 08h22

Palestrante alerta sobre necessidade de maior cuidado com a segurança e saúde do trabalhador

     “Os profissionais da área não estão se atualizando, não estão fazendo a segurança e saúde do trabalhador”, disse Roberto Lodetti, chefe da Seção de Inspeção do Trabalho (Seint), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, na abertura do segundo Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico, que iniciou nesta quarta-feira, 19 de novembro, e transcorre até sexta em Chapecó.

     A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica (Stimmme). Tem como proposta ampliar os conhecimentos, oferecer suporte sobre os direitos constitucionais dos trabalhadores e promover a conscientização quanto à segurança e saúde no trabalho.
   

     Conforme Lodetti, de nada adianta o profissional se formar na área, apenas para estar no mercado de trabalho, “pois continuam acontecendo acidentes com os trabalhadores e achamos normal”. Diante disso, acrescentou, o seminário é um evento propício para a reflexão do que se faz efetivamente para a saúde e segurança dos trabalhadores. Ele destacou, também, que “o Ministério do Trabalho não consegue alcançar todas as empresas que estão em funcionamento, infelizmente, mas quando o acidente alcança um de vocês e o INSS entra com uma ação, ou a família, ou o Ministério Público com uma ação indenizatória, vocês vão se arrepender amargamente por não fazer a segurança e saúde do trabalhador”.


     Enfaticamente o representante do Ministério do Trabalho acrescentou que muitas vezes o empresário não quer investir em segurança e saúde do trabalhador e assim cria condições para A inviabilidade da empresa. Ou seja, segundo ele, na grande maioria ocorre a perda de uma ação, com valores significativos que poderiam ser evitados com alguns cuidados, bem como com a fiscalização das máquinas.

     Apoio do sindicato das empresas
     Representando o Simec, a diretora Vera Silvana Rosa destacou a importância do evento para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Destacou que “se constitui em um relevante instrumento de orientação e de alerta para a necessidade do extremo cuidado em nossas empresas, bem como por parte de cada trabalhador”. A empresária também assinalou que sejam quais forem, as entidades de classe não podem ficar alheias ao incentivo para o cumprimento das normas legais, quaisquer que sejam. Dessa forma, disse que o Simec “tem cumprido com o seu papel de promove cursos, treinamentos, missões empresariais e outras iniciativas para que as empresas estejam de acordo com as exigências”.

     Ainda sobre o seminário, Vera definiu como de fundamental importância. Argumentou que ele ocorre para que “as empresas associadas estejam adequadas às normas e outras legislações, não somente de segurança e medicina ocupacional, mas também quanto à evolução da própria gestão”.

     Programação
     Na programação, que transcorre até sexta-feira, 21 de novembro, no Hotel Lang Pa-lace, consta para esta quinta-feira, às 8h15, palestra sobre “Norma Regulamentadora 12 (NR12) - Prática e Prevenção em Máquinas e Equipamentos”, com o auditor fiscal do trabalho Ricardo Bessa Albuquerque. Às 10h, o tema abordado será “Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Insalubridade, Normas Regulamentadoras NR6/15 e demais NRs”, pelo auditor fiscal do trabalho Gustavo Fontanesi.

     Na parte da tarde, às 13h30, ocorrerá palestra sobre a Norma Regulamentadora 35 (NR-35), referente ao trabalho em altura, com o técnico em segurança do trabalho Cosmo Palasio de Moraes Júnior, autor do livro “Dia a Dia da Proteção”. Já às 16h a abordagem será sobre a insalubridade na indústria metalúrgica, com o engenheiro químico de segurança e perito Alessandro Fávero. Para amanhã, sexta feira, dia 21, o seminário terá, às 8h30 e às 13h30, palestra sobre Direito Previdenciário, com o advogado previdenciário e trabalhista Ariel Guimarães Fonseca. 

Segundo Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico

  • SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC -
  • SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC -
  • SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC - A diretora Social do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), Vera Silvana Rosa, em discurso no segundo Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico.

Veja também

Palestra on-line discutirá sobre a reforma tributária16/07/20 As principais razões para a reforma tributária, as três fases previstas e como se preparar. Com o objetivo de orientar empresários sobre esse assunto, o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) realizará palestra on-line na próxima terça-feira, dia 21.......
Simec apresenta case de excelência em workshop 14/11/19 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) foi um dos participantes do workshop de apresentação sobre o Prêmio Catarinense de Excelência 2019,......

Voltar para (Notícias)