(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 24 de Março às 15h00

Indústria eletrometalmecânica destaca decreto que regulamenta operações

A melhor clareza quanto à possibilidade de operação das indústrias, estabelecida pelo governo de Santa Catarina através do decreto 525, é destacada pelo sindicato que representa o setor eletrometalmecânico em 34 municípios da região Oeste. Nesse segmento, muitas empresas haviam paralisado suas operações em vista da falta de regras mais claras para as atividades industriais no Estado.

Para o presidente do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), Adilson Campos, o novo decreto "é específico na indicação de que as indústrias podem trabalhar com metade de sua capacidade funcional, já que anteriormente não havia a fixação desse limite". Dessa forma, o dirigente lembra que empresas que haviam suspenso as atividades podem retomá-las, mas devem seguir as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades da saúde para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho.

Conforme o decreto assinado pelo governador Carlos Moisés, as indústrias podem manter a operação, desde que reduzam ao menos 50% do número de trabalhadores por turno de trabalho. As exceções são agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos de saúde, que não precisam ter redução do número de trabalhadores.

O dirigente do Simec também salienta outras especificações do decreto, como prioridade de trabalho remoto para quem atua nos setores administrativos, "o que muitas empresas da região já vêm fazendo", e a possibilidade de afastamento de empregados pertencentes ao grupo de risco.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 24/03/2020

Veja também

Taxa assistencial das empresas eletrometalmecânicas deve ser recolhida até domingo 12/09/19 As empresas do setor eletrometalmecânico, conforme estabelecido em aditivo à convenção coletiva, preceito Constitucional e deliberação de assembleia geral, devem recolher a segunda parcela da taxa assistencial até este domingo, 15 de setembro. Essa medida envolve 34 municípios da região Oeste e o recolhimento deve ser feito em favor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de......
Advogada vai orientar sobre como evitar condenações trabalhistas02/02/17      “Como evitar condenações trabalhistas” é o tema de palestra organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec). A......

Voltar para (Notícias)