(49) 9 84158847
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 01 de Julho de 2021 às 14h51

SIMEC CONSTITUI COMITÊ PARA TRATAR DA RELAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

A necessidade de manter relacionamento mais estreito com as instituições de ensino, para que o preparo de recursos humanos seja feito de maneira mais coerente com as demandas que as indústrias eletrometalmecânicas apresentam. Dentro desse preceito, o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) constituiu o Comitê de Relações com Instituições de Ensino.
A iniciativa tem como finalidade discutir os cursos de formação e aperfeiçoamento de pessoal oferecidos pelas instituições de ensino que atuam em Chapecó, seja em nível técnico, como Senai e Instituto Federal de Santa Catarina, ou no âmbito superior, pelas universidades. Um dos argumentos é de que muitos profissionais formados ou aperfeiçoados não apresentam algumas competências necessárias às empresas, entre elas cooperação, iniciativa e vivência prática. Para o presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, a formação de pessoal precisa estar de acordo com as oportunidades que há nas empresas, sob pena de não gerar resultados inclusive para os estudantes em termos de ocupação no mercado.
O QUE PODERÁ SER FEITO
Entre as metas previstas para o comitê, que tem como coordenador o empresário Fábio Araldi Petik, está a realização de reuniões, a partir das quais serão transmitidos posicionamentos aos associados do Simec e às próprias instituições de ensino. Uma das avaliações prévias é de que os cursos são extensos em demasia, mesmo através de conteúdos importantes, mas poderiam ocorrer com menor carga horária e mais objetividade, mediante menos horas para teoria e mais tempo às práticas.
Outra situação levantada está no fato de que, atualmente, as empresas eletrometalmecânicas necessitam mais é de pessoal com formação técnica, enquanto instituições que atuam nessa área têm priorizado cursos de graduação. Uma das possibilidades levantadas, nesse sentido, é de que os cursos técnicos poderão ter imersão nas empresas, como forma de despertar maior interesse e visão da realidade por parte dos alunos, especifica Fábio Petik. Com isso, também os professores teriam maior proximidade com as empresas, de forma a conhecer o trabalho no dia a dia. Além disso, os próprios empresários, muitos deles com amplo conhecimento e formação nas áreas de interesse de formação para a indústria, poderão fazer palestras e mostrar na prática o trabalho necessário dentro das empresas.

EXTRA COMUNICA ? Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS ? 01/07/2021

Veja também

Associados podem indicar opções de cursos no Senai18/03/1418/02/2014 O Sistema Fiesc firmou convênio com sindicatos filiados para a realização de capacitações em benefício das empresas e seus trabalhadores. Nesse sentido, serão realizados, em parceria com o Senai de Chapecó, cursos de aperfeiçoamento em áreas diversificadas. O Simec orienta às empresas associadas que haverá descontos diferenciados......
Palestra tratará nesta quinta-feira sobre segurança da informação e proteção de dados27/06/17Promoção do Simec é dirigida para empresários Dados confidenciais e contratos são alguns exemplos de informações que circulam nas redes internas das empresas e que, constantemente, são alvo de invasores, que podem es-tar em qualquer parte do mundo. Com o objetivo de discutir......

Voltar para (Notícias)