Notícias

Postado em 21 de Maio às 16h43

Empresários de eletrometalmecânica enaltecem missão a Bento Gonçalves

Trinta empresários do setor de eletrometalmecânica conheceram instalações e processos industriais, na Imersão Tecnológica a Bento Gonçalves. Realizada no último sábado, 19 de maio, essa missão teve o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e de empresas do setor.

Eles visitaram as empresas Geremia, que fabrica redutores, motorredutores de velocidade, multiplicadores de velocidade e componentes para transmissão mecânica, Vertux, fabricante de armazéns, e Vinícola Aurora. Também assistiram palestra sobre Tecnologias para maior eficiência e competitividade. Entre as áreas de conhecimento tratadas na missão tecnológica, estão a intralogística, usinagem de precisão, serviços de caldeiraria e engenharia de automação, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial/ERP e a Gestão de Relacionamento com o Cliente/CRM.

Para o presidente do Simec, Adilson Campos, a missão foi sucesso pleno em termos de visitas e da palestra, especialmente porque nesse tipo de atividade sempre aprendemos e conhecemos novas tecnologias?. Já um dos participantes do grupo, o empresário José Paulo Dal Pont, da Dal Pont Otimização Industrial e que também é diretor Setorial de Usinagens do Simec, destaca a importância da missão e sugere outras com a mesma finalidade. A troca de experiências encurta caminhos e nos ajuda a melhorar nossos processos produtivos, avalia Dal Pont. Outro participante, Claudino Portilhiotti, da Induster e diretor Setorial de Fundição e Revestimentos Metálicos do Simec, enaltece a organização da comitiva e a inteligência das empresas para diminuir custos e promover a competitividade.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 21/05/18


Postado em 17 de Maio às 15h12

Rejeição à mudança no ICMS prejudica setor eletrometalmecânico, avalia Simec

A rejeição, pelo plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, à medida provisória 220, que reduzia a alíquota do ICMS em produtos para industrialização, representa prejuízos ao setor eletrometalmecânico da região. Essa avaliação é do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), Adilson Campos, para quem o governo do Estado precisa reavaliar a questão e adotar nova medida que equalize a carga tributária.

Pela MP 220/2018 havia sido estabelecia alíquota de 12% no ICMS sobre operações internas em Santa Catariana entre contribuintes desse tributo, com a finalidade de industrialização, comercialização ou prestação de serviço pelo adquirente. Dessa forma, as operações internas efetuadas pelas indústrias e atacados passariam, desde o início de abril, a ter a alíquota de 12% em vez de 17%. Porém, a redução de 5% na carga tributária foi rejeitada na Assembleia, com os votos de 24 deputados estaduais contra 12 a favor.

Com o veto no Legislativo, ocorrido no dia 8 deste mês, o resultado negativo recaiu sobre os estabelecimentos industriais e atacadistas. O setor do atacado, porém, teve o ICMS reduzido de 17% para 12% por meio de decreto assinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira, no último dia 14. Para o presidente do Simec, agora é necessário que um decreto semelhante volte a estabelecer a alíquota de 12% para a indústria, inclusive para equalizar como os Estados vizinhos. Argumenta que a manutenção dos 17% prejudica a competitividade do setor, inclusive porque muitas empresas já haviam adequado opera-ções, reduziram preços e ajustaram sistemas para adequação à nova regra.

Adilson Campos lembra que a redução estabelecida pela MP 220/2018 era um pleito antigo da indústria catarinense e não pode ser restringida por diferenças político-partidárias na Assembleia. Agora é preciso que o Estado adote medida para desonerar o setor produtivo, mediante discussão com todos os envolvidos na cadeia de circulação das mercadorias, de maneira que isso resulte em solução eficaz que beneficie também a indústria para que o produto catarinense seja ainda mais competitivo, sugere o empresário.

Contra e a favor
Votaram favoravelmente à redução do ICMS os deputados Aldo Schneider, Carlos Chiodini, Dirce Heiderscheidt, Fernando Coruja, Luiz Fernando Vampiro, Marcos Vieira, Mario Marcondes, Maurício Eskudlark, Mauro de Nadal, Moacir Sopelsa, Romildo Titon e Valdir Cobalchini.

Foram contrários à redução: Ana Paula Lima, Cesar Valduga, Cleiton Salvaro, Darci de Matos, Dirceu Dresch, Vicente Caropreso, Gabriel Ribeiro, Gelson Merísio, Ismael dos Santos, Jean Kuhlmann, João Amin, José Milton Scheffer, Kennedy Nunes, Leonel Pavan, Luciane Carminatti, Narcizo Parisotto, Natalino Lázare, Neodi Saretta, Padre Pedro Baldissera, Patrício Destro, Rodrigo Minotto, Serafim Venzon, Silvio Dreveck e Valmir Comin.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 17/05/18


Postado em 16 de Maio às 16h19

Empresários de eletrometalmecânica farão imersão tecnológica em Bento Gonçalves

Uma comitiva de 30 empresários de empresas eletrometalmecânicas de Chapecó e região estará em missão especial neste sábado, 19 de maio, denominada como Imersão Tecnológica a Bento Gonçalves. O foco da iniciativa, que tem o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), é de proporcionar integração e novos conhecimentos sobre produtos e processos industriais.

O presidente do Simec, Adilson Campos, destaca que a missão é importante para o setor eletrometalmecânico porque abrange um dia especial que proporcionará conhecimento, visão sobre novas tecnologias e integração entre empresários e outros profissionais. O empresário argumenta, ainda, que haverá visitas a empresas e palestra, com o foco na difusão de aprendizados de cunho técnico e para a gestão. Nesse sentido, estarão em abordagem temas como intralogística, Sistema Integrado de Gestão Empresarial/ERP, Gestão de Relacionamento com o Cliente/CRM, usinagem de precisão, redutores, serviços de caldeiraria e engenharia de automação.

A comitiva sairá de Chapecó às 4h30 de sábado. Em Bento Gonçalves, às 11h, será realizada visita à empresa Geremia Redutores, que fabrica redutores, motorredutores de velocidade, multiplicadores de velocidade e componentes para transmissão mecânica, seguindo-se o almoço. A tarde será de visitações à empresa Vertux, fabricante de armazéns, com palestra sobre Tecnologias para maior eficiência e competitividade, pelo gerente Industrial das Máquinas Sanmartin, Adrianno Brasil, e à Vinícola Aurora, com retorno para Chapecó às 18h30.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 16/05/18


Postado em 14 de Maio às 14h27

Palestra no Simec orientará sobre eSocial

Para tratar de questões sobre o eSocial, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizará palestra no dia 28 deste mês. A promoção objetiva esclarecer sobre esse projeto do governo federal que unifica a entrega de documentos oficiais referentes às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

A palestra está marcada para as 18h30, no auditório do Simec. Essa iniciativa da entidade decorre da importância do tema e do fato de envolver grande variedade de empresas, inclusive do setor eletrometalmecânico, argumenta o presidente Adilson Campos.

Serão palestrantes os contadores Thiago Padilha da Rosa e Eudimaura Tonielo, da Contassesc Contabilidade. Thiago é especialista em Gestão e Planejamento Tributário e tem 11 anos de experiência na área contábil e gestão empresarial. Já Eudimaura é especialista em Auditoria do Departamento Pessoal e RH e tem experiência de 10 anos na área fiscal, contá-bil e de recursos humanos.

Os palestrantes farão enfoques como o cronograma de apresentação, pontos importantes da implantação do eSocial e como utilizar o sistema como ferramenta de gestão. Também abordarão questões técnicas e os cuidados no dia a dia quanto ao eSocial, em aspectos como admissão, rescisão e folha de pagamento, entre outros.

Para informações e inscrições pode ser mantido contado com o sindicato, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.

Sobre o eSocial

O eSocial, que é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, integra o Sistema de Escrituração Pública Digital (Sped). Sua implanta-ção ocorre em duas etapas, a primeira delas iniciada em janeiro deste ano, com a obrigatoriedade de utilização para os empregadores e contribuintes com faturamento apurado, no ano de 2016, superior a R$ 78 milhões. A segunda etapa iniciará em 01 de julho próximo, com a obrigatoriedade estendida aos demais empregadores e contribuintes, independentemente do valor de faturamento anual.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 14/05/18